segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Treinamento e Desenvolvimento em Momentos de Crise

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO EM MOMENTOS DE CRISE

Publicado em 12 de dezembro de 2008 no Jornal Diário da Manhã, Goiânia - GO
http://www.dm.com.br/impresso/7707/opiniao/58492,treinamento_e_desenvolvimento_em_momentos_de_crise

Quando falamos em crise as empresas entram em desespero, claro que podemos observar uma fase de transição nas empresas.
O Brasil está passando por um ajuste natural de sua economia em razão dos fatos ocorridos no mercado global, como por exemplo: empresas tendo que repensar nas políticas estratégicas de distribuição de seus produtos e serviços; diminuição de despesas administrativas e operacionais; adequação de produção; ajuste cambial, dentre outros fatores conjunturais.
Quando empresas precisam pensar em pontos tão delicados de sua gestão, as de grande porte tomam medidas preventivas como dar férias coletivas, adequar funções, cortar áreas operacionais ineficientes ou com pouco retorno produtivo e até mesmo diminuir o volume de funcionários a princípio para não correr o risco de comprometer o fluxo de caixa operacional de curto prazo e ficar sem capital de giro para o seu dia-a-dia, principalmente em épocas de juros mais altos.
Mas este é o momento para as empresas investirem principalmente no setor de Treinamento e Desenvolvimento, pois, precisam de pessoas bem preparadas para variações de situação do mercado global.
Qualificar a mão-de-obra, não deve ser encarado como um custo, mas sim investimento a curto, médio e longo prazo.
A economia brasileira sempre foi muito dinâmica e o seguimento de treinamento e desenvolvimento não vale somente para as empresas, mas sim para cada profissional que deseja permanecer no mercado de trabalho.
Falar em recessão do Brasil agora é espelhar em dados irreais, pois, toda vez que nós temos um gasto não previsto no nosso orçamento doméstico, no outro mês, temos que economizar para voltar à normalidade, o que as empresas estão fazendo é justamente isto, portanto a cautela faz-se necessária neste momento, mas o excesso dela poderá daí sim, provocar uma crise interna no Brasil.
Quanto à notícia de desemprego nas grandes empresas, esta é uma tendência natural de ajuste frente uma necessidade imediata, que tenderá a reverter logo no início do próximo ano.
No global, o cenário brasileiro é mais favorável que de outros países, alguns setores da economia sofrerão um impacto direto devido ao câmbio e ao crédito, mas em outros a tendência é de normalidade em 2009. Cri$e também é um momento de oportunidades de emprego e renda.
Para as empresas que investirem em treinamento lembrar sempre de focar nas pessoas, pois, este sempre será seu maior patrimônio, cortar gastos neste seguimento em momento de crise poderá comprometer o sucesso da empresa e principalmente a agilidade de tomada de decisões num momento em que precisa haver maior envolvimento dos funcionários.
A cada profissional que estiver buscando nova oportunidade no mercado atentar ao que poderá oferecer de diferente ao seu futuro empregador. O mercado está precisando de pessoas mais criativas, dinâmicas e objetivas, que executem e discutam novos processos e aprendam que buscar o conhecimento constantemente.
Existem seguimentos que não serão afetados pela crise, mas o T&D, com certeza será um dos setores mais importantes para alavancarem novas oportunidades de nichos de mercado e desenvolverem o potencial de cada organização.
Concentrar em práticas construtivas de novas oportunidades ou de sugestões de maior eficiência produtiva fará toda a diferença frente a esta realidade do mercado.
Quando for realizado um treinamento, verificar sempre o comprometimento que o profissional tem para com a empresa, pois, o trabalho deve ser sempre encarado como servir ao próximo. Treinamento e De$envolvimento, ferramentas para o sucesso.

Um comentário:

  1. Olá Welinton, parabéns pelo blog e pela ótima postagem. Continue com belos artigos para instruir os seus leitores.

    Abraços

    ResponderExcluir