sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

O PRESENTE DE NATAL DA GLOBALIZAÇÃO

O PRESENTE DE NATAL DA GLOBALIZAÇÃO

Publicado no:
Diário de Sorocaba
23 Dez 2008 ... Welinton dos Santos. Este é um momento de reflexão sobre as atitudes ... Welinton dos Santos é economista e psicopedagogo. OUTRAS NOTÍCIAS ...www.diariodesorocaba.com.br/noticias/not.php?id=39499 - 12 horas atrás -
http://www.diariodesorocaba.com.br/noticias/not.php?id=39499

Texto:
Este é um momento de reflexão sobre as atitudes de todos os Seres Humanos no Planeta Terra. A nossa casa sofre com os efeitos da Globalização desregrada, com desrespeito as pessoas, a natureza, ao direito coletivo e individual e ao bem comum.
Neste Natal recebemos como presente da globalização os efeitos da natureza em várias partes do Globo Terrestre, com terremotos, enchentes, secas, furacões e outros. Recebemos de presente a ganância do HOMEM na utilização inadequada de vários recursos existentes no planeta Terra.
O que precisamos de fato é tomar a consciência de que a natureza é vítima do exagero de nossa sociedade. O Planeta está pedindo socorro, mesmo assim, continuamos a negligenciá-lo e os efeitos começam a se fazer presentes na vida de todos nós.
Para manter o capitalismo como conhecemos são necessários a venda de mais de 50 milhões de veículos por ano, bilhões de Kilos de carne bovina todos os anos (o boi polui mais que os carros e fábricas segundo a FAO e a ONU, sendo responsável por 18% do efeito estufa no mundo – 1,5 bilhões de bovinos no mundo no momento). Vamos somar a queima de 30 milhões de barris de petróleo por dia, o volume de lixo que cada habitante do planeta produz algo aproximado de 450 gramas por dia, sendo que 80% dos resíduos gerados não são reciclados. Devemos lembrar também dos resíduos tóxicos não reciclados, principalmente os produzidos pelas usinas nucleares espalhadas pelo mundo, ou os resíduos químicos que não tenham reprocesso, tudo isto somado ao esgoto doméstico, para onde iremos? O que esperamos para o futuro? Como a raça humana sobreviverá com tamanho impacto no meio ambiente?
O presente da globalização é a morte do sistema do qual estamos vivendo, a morte da vida, pois a água potável já é escassa, as florestas estão definhando a cada dia, os rios e mares estão cada vez mais poluídos, com efeito para toda vida animal e vegetal do planeta.
Realmente houve distribuição de renda nos últimos anos a parte da população mundial sobre qual custo? Precisamos rever todos os nossos processos, a Humanidade precisa aprender a comprar produtos verdes, faz-se necessário uma conscientização global dos efeitos sobre o planeta ou cada de um de nós assistirá os reversos da natureza.
Como gostaria de ganhar um excelente presente de natal, em que todas as pessoas aprendessem a respeitar a natureza, ao ser humano, sem distinção de raças e credos, sem guerras, sem ganância no sistema financeiro, sem egoísmos.
O ano de 2008 foi de muitas alterações na vida cotidiana, mas precisamos nos unir para transformar o próximo ano em um ambiente de amor, paz, desenvolvimento sustentável e harmonia entre os povos.
Sugestões de como mudar a nossa forma de viver serão muito bem vindas e todos nós somos responsáveis pelo futuro da Humanidade. Cada gesto é importante, seja na reciclagem, na disseminação do conhecimento, na responsabilidade de cada ato.
O pensamento é algo maravilhoso, o Homem, transforma em realidade muito do que pensa, portanto quero imaginar que pelo menos no dia de NATAL, que todos serão mais justos, mais solidários, com amor ao próximo e toda criatura multiplicando gestos em todos os pontos do Planeta e que cada um de nós, pensará no melhor para a vida, para confraternizar o espírito de alegria e paz.

Um comentário:

  1. Olá colega e amigo Welinton, eu lhe desejo muito sucesso nesse ano de 2009. Que você, sua família e todos aqueles que gostem de você tenham muitas felicidades, saúde e não tenham problema de desemprego ou qualquer outro efeito negativo da crise econômica.

    Excelente 2009 a todos!

    Abraços

    ResponderExcluir